SÃO PAULO - O comércio mundial deve crescer 10% este ano, após retração de 12% no ano passado, projeta o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy. A previsão faz parte do relatório anual da instituição, apresentado nesta sexta-feira por Lamy durante visita a Xangai, informou a agência oficial de notícias chinesa Xinhua.
A expectativa para o indicador foi revista para cima, já que em março a OMC projetava um incremento de 9,5% do comércio entre as nações.
Durante a Expo Mundial de Xangai, o diretor-geral da OMC declarou que o forte crescimento chinês e sua demanda por importações são um fator importante na estabilização da economia global. Isso porque muitos países aumentaram suas exportações para a China durante a desaceleração da economia mundial, o que tornou o mercado chinês "crucial" para eles.
No primeiro trimestre do ano, o comércio internacional acumula crescimento de 25% ante os três primeiros meses de 2009. No relatório divulgado em junho, a OMC destacou o papel da demanda na Ásia no incremento das exportações globais, que avançaram 27% no período. Na China, o comércio saltou 65% no trimestre.
(Ana Luísa Westphalen
Valor, com agências internacionais)
Leia mais: http://www.valoronline.com.br/?online/internacional/13/6395463/comercio-mundial-crescera-10%-este-ano,-preve-diretor-da-omc#ixzz0vU8kNn9y
Nenhum comentário:
Postar um comentário